O livro apresenta a pesquisa de Pós-Doutorado realizada pela autora, em 2013, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia. Tal pesquisa é um estudo na forma de uma pesquisa-ação que estudou as práticas docentes que exploram atividades de investigação nas aulas de Matemática, articulando teoria e prática como um cenário focal. A situação atual da Educação Matemática na Escola Básica exige esse tipo de pesquisa que possibilita a mobilização dos estudantes em aprender a aprender Matemática, explorando de diversas formas as práticas investigativas, sob um olhar de como os estudantes aprendem de acordo com sua idade e amadurecimento. O objetivo da pesquisa era de analisar e compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes na aula alicerçada em atividades investigativas propostas pelo professor, sendo esses conceitos construídos pelas inúmeras representações que os estudantes apresentam em cada etapa da resolução da atividade, seja individual ou em grupo. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e colaborativa, os dados analisados são: a observação das aulas investigativas dos docentes da Escola Básica; as atividades de um docente que adota uma prática investigativa; as resoluções das atividades em coletivo e por seis estudantes do 6° ano de Ensino Fundamental, de duas turmas de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre, em 2013, à luz da Teoria do Piaget quanto à Equilibração e à Abstração Reflexionante. Um dos resultados da pesquisa é a possibilidade de compreensão plena de como os estudantes constroem o conceito de Múltiplos e Divisores de um Número Natural através de três categorias interpretação, resolução e argumentação, articulando os elementos do cenário investigativo com o Método Clínico de Piaget.