O livro Gênero na Educação Infantil: relações (im)possíveis para professores homens, agora disponível ao público do campo educacional, apresenta análises consistentes sobre os ditos, os contraditos e os interditos presentes no cotidiano de professores do sexo masculino que se propõem a cuidar e a educar crianças em instituições públicas de Educação Infantil. Premiado na 9ª edição do concurso Construindo a igualdade de gênero, Joaquim Ramos, com muita sensibilidade, analisa pontos comuns nos diferentes processos de inserção de três docentes do sexo masculino em contextos de atuação diversos. Ao mesmo tempo, com sagacidade, percebe que, para além do estágio probatório intrínseco ao serviço público, esses profissionais passam pelo que é denominado na obra de período comprobatório no qual precisam provar que, além de possuírem habilidades para cuidar e educar as crianças, não oferecem riscos à integridade das mesmas. Em suma, esse livro é uma obra importante para professores/as e pesquisadores/as do campo educacional, principalmente para aqueles/as sensíveis às questões da diversidade na escola.