Neste terceiro livro da série "ECOTURISMO", apresentamos as várias opções de mercado para o profissional de ecoturismo, brindando com respostas a muitas questões, principalmente em relação a "como" oferecer serviços adequados, bem como fornecer orientações sobre interpretação ambiental, produção de roteiros ecoturísticos, concessões e terceirizações de áreas com potencial a ser explorado, formatando, deste modo, as particularidades do setor. A questão é simples: se o empresário deseja realmente entrar no roteiro nacional e internacional do ecoturismo, deve conscientizar-se da importância da formação e capacitação de recursos humanos. Este pode não ser o investimento de retorno mais rápido, mas é o mais seguro e, sem dúvida, o mais rentável, a médio e longo prazo, sendo o único investimento capaz de garantir competitividade ao produto ecoturístico brasileiro frente ao internacional. As propostas aqui contempladas visam estabelecer novos paradigmas, nos quais os profissionais conviverão com a visão de que pessoas jamais serão recursos, mas sim agentes, e o sentido da atividade ecoturística requer profissionais sem vícios e resquícios de um turismo tradicional até então praticado no Brasil.