Neste livro procuramos discutir o caráter inovador de algumas das tecnologias educacionais empreendidas no desenvolvimento do Pibid na UFF. O Pibid-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma política pública do Ministério da Educação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, que induz e fomenta a formação de professores em parceria com escolas de educação básica. A Universidade Federal Fluminense inseriu o programa em todos os seus cursos de Licenciatura abrangendo hoje cerca de mil bolsistas, entre licenciandos, professores da educação básica e docentes universitários. Procuramos reunir neste texto reflexões e relatos de experiências didáticas e de formação de professores que têm em comum o empenho em romper com modos tradicionais de fazer a escola. Como signatários da obra estão aqui representantes de todos os campus da UFF em que há cursos de formação de professores Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. A publicação apresenta parte do Pibid/UFF composta por doze capítulos, congregando professores coordenadores de área, professores supervisores, alunos bolsistas de iniciação à docência, colaboradores e também a equipe gestora. A diversidade de autores, representantes dos diferentes segmentos que compõem o projeto, possibilita ao leitor olhar, de perspectivas diversas, a materialização do Pibid/UFF nos cotidianos em que está inserido. O convite à leitura é também o convite engajamento na construção de uma educação inovadora!