Os trabalhos aqui reunidos por Anselmo Alencar Colares e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares apontam a dialeticidade existente entre o Regime Militar, a transição democrática e as políticas públicas sobre a educação no Brasil. Com notável rigor científico, vão além de uma discussão regional, articulando o debate educacional da cidade de Santarém, no Pará, às profundas transformações estruturais do capitalismo monopolista. Dialogando com pertinente bibliografia, realizam a crítica ao Regime Militar. Este não é visto como neutro ou fruto da inevitabilidade, mas como o representante de um projeto de classe social que teve como princípio assegurar condições que permitissem o desenvolvimento do modo capitalista de produção. A luta de classes é um conceito central no trabalho. A abordagem teórica das mudanças impostas pelos militares foi realizada tendo como referência a resistência dos atores envolvidos no processo. O objetivo dos militares foi reduzir os conflitos, condição fundamental para o domínio das elites que controlavam o poder sobre aqueles que o contestavam. Ao atuar dentro deste referencial, a pesquisa ganha maior dimensão dada a multiplicidade de estratégias e conflitos sociais abordados.