O presente momento histórico nos parece evidenciar com inusitada ênfase que as grandes transformações institucionais também se fazem sentir na universidade. Assim, a crescente aceleração das mudanças tende a não apenas diminuir a estabilidade das conquistas anteriores a Humanidade, como também o tempo que lhe sobra para fazer frente as novas circunstâncias. Num mundo em que a tecnologia cada vez mais dita o ritmo das inovações, impondo a exigência de uma cada vez maior versatilidade, eficiência e rapidez, não se pode esquecer que esta solicitação está eminentemente dirigida aos homens de nosso tempo. Que a Universidade seja um objeto privilegiado de análise para compreender o impacto dialético da produção homem-ciência é o que mostra o presente trabalho, fruto do labor acadêmico de Professores da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - RS. O propósito que o anima é certamente o de contribuir para produzir a conexão da ciência objetiva com a formação subjetiva, conforme a feliz e desafiadora expressão de W. Von Humboldt. Daí também que as reflexões nele contidas, embora provindas de pesquisa, não se esgotarem na busca de uma melhor pesquisa, mas acima de tudo no intento de mostrar que a melhoria da qualidade na pesquisa científica apenas faz sentido se tornar melhores tanto os que a empreendem quanto aqueles a quem ela se destina.