A partir da revolução na psicanálise proporcionada pelas ideias de Freud acerca do inconsciente humano, a autora Araguaia Solange de Souza Roque faz uma análise dos romances de dois autores italianos. Ela mostra como a subjetividade na formação do sujeito, pensada pelo psicanalista alemão, iria influenciar a produção literária daquele período do século XX.
Inseridos neste contexto, são utilizados como amostra os livros: La coscienza di Zeno (1923), de Italo Svevo, e Uno, nessuno, centomila (1926), de Luigi Pirandello. Para trabalhar relações entre essas obras, o estudo presente em Minha consciência daria um romance se propõe a investigar como o subconsciente humano se revela através da arte da escrita. Em uma pesquisa que analisa a interseção entre a psicanálise e a literatura, Araguaia Solange de Souza Roque entrega um trabalho instigante de grande interesse para esses dois campos do conhecimento.A partir da revolução na psicanálise proporcionada pelas ideias de Freud acerca do inconsciente humano, a autora Araguaia Solange de Souza Roque faz uma análise dos romances de dois autores italianos. Ela mostra como a subjetividade na formação do sujeito, pensada pelo psicanalista alemão, iria influenciar a produção literária daquele período do século XX.
Inseridos neste contexto, são utilizados como amostra os livros: La coscienza di Zeno (1923), de Italo Svevo, e Uno, nessuno, centomila (1926), de Luigi Pirandello. Para trabalhar relações entre essas obras, o estudo presente em Minha consciência daria um romance se propõe a investigar como o subconsciente humano se revela através da arte da escrita. Em uma pesquisa que analisa a interseção entre a psicanálise e a literatura, Araguaia Solange de Souza Roque entrega um trabalho instigante de grande interesse para esses dois campos do conhecimento.