Apresentação das correntes de pensamento que, desde há cinquenta anos, deram origem à maior parte dos métodos actualmente utilizados em formação. Um guia para aprender, comunicar, trabalhar em grupo, desenvolver o seu potencial, propõe: - pontos de referência para situar e compreender; - métodos para conceber e agir; - instrumentos para elaborar, animar e avaliar acções de formação. Concebido e escrito por uma equipa de professores universitários, de consultores e especialistas, este guia dirige-se aos formadores, professores, animadores, directores de recursos humanos, consultores e quadros que têm de conceber, recomendar ou avaliar acções de formação. Destinatários que, pela primeira vez, num só volume, têm ao seu dispor um resumo de teorias, métodos e instrumentos utilizados em formação. EDMOND MARC, psicólogo e formador, é professor na Universidade de Paris-X. JACQUELINE GARCIA-LOCQUENEUX, psicossocióloga, consultora em empresas e aconselhamento em comunicação. Directora associada do gabinete Cohérence. JEAN-YVES ARRIVÉ, psicossociólogo, director pedagógico do gabinete Diacofor. Responsável pelo ensino no CELSA