Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades é um convite oportuno à reflexão, pois conhecer a forma como ocorre o processo é de fundamental importância para o trabalho pedagógico e para a obtenção de resultados positivos entre os alunos. Em essência, o livro busca abordar os aspectos cognitivos da aprendizagem, considerando especialmente a leitura competente, visto que a capacidade do leitor de interagir com o texto é um dos preditores da aprendizagem. De fato, como apresentado no livro, pesquisas apontam que bons leitores tendem a ter melhor desempenho acadêmico. São abordados também os diversos componentes da leitura, bem como a relação importante entre fluência e compreensão. O livro está dividido em três partes: a primeira busca a compreensão neuropsicológica da aprendizagem, conduzindo-se pela questão de como fomentar componentes cognitivos da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Já a segunda considera os desafios da compreensão da aprendizagem e aprofundamento do conhecimento, questionando a relação entre compreensão e interpretação do texto, em sala de aula, com a aprendizagem nos ensinos fundamental e médio. Encerra-se com a terceira parte propondo processos de inovações e consolidação da aprendizagem e refletindo sobre sua implicação na formação profissional. Portanto, consiste em um importante material de consulta e estudo a professores, pesquisadores e estudantes.