Falar do poder cenico de Edipo Rei de sua performance em um teatro em ato, e, aqui, no Brasil, considera-lo sobretudo em portugues, quer dizer, em uma traducao e no que ela se mostra capaz nao so de restituir, como de vivificar, quando colocada nos labiosFalar do poder cênico de Édipo Rei de sua performance em um teatro em ato, é, aqui, no Brasil, considerá-lo sobretudo em português, quer dizer, em uma tradução e no que ela se mostra capaz não só de restituir, como de vivificar, quando colocada nos lábios de uma ator que se exprime nesta língua e que deve fazer falar o seu gesto, a sua linguagem representativa neste mesmo idioma, sem perder a relação com a fala de origem, no caso o grego. E tal é justamente uma das preocupações fundamentais de Trajano Vieira na sua marcante transcrição da peça de Sófocles, que vem integrar a Coleção Signos da Editora Perspectiva. [J. Guinsburg]Falar do poder cênico de Édipo Rei de sua performance em um teatro em ato, é, aqui, no Brasil, considerá-lo sobretudo em português, quer dizer, em uma tradução e no que ela se mostra capaz não só de restituir, como de vivificar, quando colocada nos lábios de uma ator que se exprime nesta língua e que deve fazer falar o seu gesto, a sua linguagem representativa neste mesmo idioma, sem perder a relação com a fala de origem, no caso o grego. E tal é justamente uma das preocupações fundamentais de Trajano Vieira na sua marcante transcrição da peça de Sófocles, que vem integrar a Coleção Signos da Editora Perspectiva. [J. Guinsburg]