Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o PISA-Programa Institucional de Avaliação de Estudantes são algumas das leituras que recebem um olhar indagador neste livro: para além do tipo de leitor que desenham para o final do processo de letramento realizado pela escola no Ensino Fundamental, busca-se determinar que papel deixam implícito para os professores no processo. Partindo da metáfora da guerra educacional, em que os professores-guerreiros entram nos campos de batalha com armamento sobre cuja extensão e orientação os dirigentes educacionais estão sempre polemizando, o texto deste livro, produzido a partir de dissertação de mestrado da autora, coloca uma questão a ser respondida pela descrição de uma experiência concreta em formação de professores: bastam verbas, bons textos teóricos e cursos de formação para que o letramento seja qualitativamente superior nas salas de aula brasileiras ou a mudança do discurso pedagógico é o ponto de partida para qualquer movimento educacional? Uma rede intersemiótica trabalhada com crianças e professoras no campo do letramento literário, em escola particular da capital paulista, exemplifica um caminho de reflexão sobre o papel dos professores na qualidade do letramento de seus alunos. Qualidade que é diretamente proporcional à do processo de letramento, de conquista de voz leitora, dos próprios professores.