Escolas dizem receber aluno com deficiência. Na educação, novo desafio é a qualidade do ensino. Depressão tira 1.210 professores de sala da rede estadual do Rio. Falta de estrutura e conteúdo diferente prejudicam no Enem, dizem escolas. Temos acima um conjunto de manchetes de jornal que mostram a realidade caótica vivenciada nas escolas brasileiras. Podemos nos indagar neste momento: o que devemos fazer para mudar este contexto? Nas palavras de Mario Sergio Cortella, encontramos uma saída quando este autor nos diz que a prioridade para aqueles que discordam da forma como a escola se organiza, é construir coletivamente os espaços efetivos de inovação na prática educativa. Deste modo, tendo a insatisfação com a forma de organização da aprendizagem escolar como motivo, foi criado o projeto Clube de Matemática, que vêm ao encontro da demanda pela criação de espaços efetivos de inovação, ou utilizando os nossos termos, de espaços de aprendizagem, isto é, de lugares da realização da aprendizagem dos sujeitos orientado pela ação intencional de quem ensina. Assim, neste livro apresentamos aos leitores as experiências, vivências e reflexões dos docentes da educação básica e de futuros professores de matemática ao imergirem em um espaço de aprendizagem, o Clube de Matemática.