Sob as luzes da interdisciplinaridade, a coletânea de textos que compõe esse livro dirige o foco a três âmbitos da vida onde habitam crianças e adolescentes; a família, a escola e a clínica. São contribuições da Psicanálise, da Educação, do Direito, da Psicologia e da Psiquiatria ao debate sobre as condições da infância contemporânea. Produzidos para a I Jornada da Clínica Maud Mannoni, de Porto Alegre, os trabalhos aqui publicados discutem o papel da família, da escola e dos especialistas na educação e na clínica dos transtornos da infância, sem negligenciar os paradoxos do laço social contemporâneo, no qual as crianças e os adolescentes são definidos como alvo prioritário de proteção, mas, simultânea e contraditoriamente, estão expostos ao individualismo e ao consumismo que caracterizam a era atual. Com quem estamos lidando; com sujeitos em constituição ou com objetos de nossas expectativas e/ou de nossos medos? Fazendo repercutir a rica herança deixada pela psicanalista francesa Maud Mannoni - tanto a obra teórica quanto a concepção de "instituição estilhaçada" materializada na Escola Experimental de Bonneuil-Sur-Marne - e valendo-se de muitas outras referências pertinentes, assim como da própria experiência profissional, os autores discorrem sobre essa e outras questões, oferecendo leituras originais e consistentes do amplo panorama de cenas da infância atual.