Este livro é dedicado àqueles que buscam um roteiro lógico e estruturado para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação. A idéia surgiu a partir da necessidade de unificar o discurso entre professores orientadores e consultores de comunicação além de alinhar os objetivos de um projeto experimental nos cursos de Comunicação Social. A obra é dividida em quatro partes. A Parte I mostra como deve ser a estrutura do projeto e a linguagem a ser utilizada. A Parte II apresenta um modelo simplificado de interpretação do ambiente da organização, e culmina com uma análise muito usada dos projetos que buscam identificar a situação da organização: a análise Swot. A Parte III dedica-se ao plano de comunicação propriamente dito. Nele são indicados como definir objetivos e estratégias mercadológicas e de comunicação, além da sugestão de etapas para construção de uma campanha de comunicação: com criação, mídia e orçamentos. Há também uma parte dedicada à verificação de resultados, muito negligenciada na maioria dos projetos. A última parte corresponde às dicas extras que explicam a função dos elementos teóricos de um projeto, pois estes não entram no corpo do mesmo, mas o permeiam o tempo todo. Nesta parte há também um modelo de projeto de pesquisa para coleta de dados em fontes primárias, e indicações de fontes secundárias para coleta de dados. Marcelo Abilio Públio é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde foi monitor de Projetos Experimentais acompanhando professores orientadores e alunos no desenvolvimento de Projetos de Conclusão de Cursos. Enquanto monitor sintetizou um modelo de projeto para padronizar e facilitar a atuação de alunos e professores. É mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. Nesta cidade atua como professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL) nos cursos de graduação e pós-graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Administração e Turismo nas disciplinas de projeto experimental, criação, planejamento, marketing e pesquisa. Além disso, atua como consultor de planejamento estratégico de comunicação e criação publicitária em empresas de pequeno e médio porte e organizações da sociedade civil.