O Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação e Inclusão - GEPEI, vinculado à Linha de Pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem se debruçado sobre estudos que têm como foco analítico os processos de inclusão escolar de sujeitos com deficiência (mental, física, sensorial) e transtornos globais do desenvolvimento, principalmente como foco em síndromes raras e, às vezes, não tão raras, mas que ainda causam muitas dúvidas, incertezas e ansiedade nos profissionais da educação. Essas dúvidas, incertezas e ansiedades geralmente são causadas pelo desconhecimento das potencialidades desses indivíduos, por vezes únicos. Assim, neste livro, trazemos estudos que têm a intenção de promover uma discussão sobre os conhecimentos, as experiências e o trabalho pedagógico desenvolvido com sujeitos sociais que apresentam síndromes peculiares e que estão inseridos nas salas comuns da escola regular, em processo de inclusão, tendo seus direitos reconhecidos. São sujeitos únicos, que produzem história, cultura e conhecimento. São práticas únicas, que podem e devem ser valorizadas, reconhecidas e potencializadas. São relatos que nos fazem refletir sobre a verdadeira essência da educação: reconhecer o sujeito para além das características médicas e biológicas.