Vivemos em um ambiente caracterizado por rápidas mudanças e competitividade crescente. Nele, algumas organizações crescem e são reconhecidas pelo mercado, outras, são vendidas ou encerram suas atividades. Dentre os fatores que possibilitam a longevidade das organizações, destacamos a sensibilidade da organização para com o ambiente, a disposição para aprender e se adaptar de forma mais rápida que os concorrentes. Nesta obra, discutimos a importância do conhecimento - da criação do conhecimento e da gestão do conhecimento - para as organizações. Por meio de relatos de experiência, procuramos entender como as organizações, na prática, gerenciam o conhecimento. Na primeira parte, apresentamos algumas considerações teóricas sobre os determinantes do processo de aprendizado tecnológico e da dinâmica inovativa em atividades intensivas em conhecimento e, a seguir, os fundamentos teóricos da aprendizagem, e da gestão do conhecimento. Na segunda parte da obra, apresentamos experiências práticas do processo de aprendizagem e da gestão do conhecimento nas organizações. Por conseguinte, esta obra pretende contribuir para uma melhor compreensão do conjunto de pressupostos que estruturam os paradigmas de análise da aprendizagem e da gestão do conhecimento nas organizações e, também, estudar as práticas gerenciais de organizações preocupadas com a aprendizagem e a gestão do conhecimento.