"A obra de João Batista Rodrigues da Silva apresenta importantes reflexões acerca da formação continuada de professores que lecionam matemática, por meio de uma sequência didática que abrange adição e subtração, com (re)agrupamento e o ábaco. Assim, o objetivo é possibilitar ao professor uma análise do processo operatório pela exploração do ábaco fazendo um paralelo entre os procedimentos utilizados no instrumento de contagem com o algoritmo da adição e subtração com (re)agrupamento. A partir da interação entre o ábaco, o algoritmo e a sequência didática, pensa-se que o professor (res)significa a sua prática pedagógica. Aproximando-se dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais, percebe-se algumas lacunas oriundas da formação inicial que precisam ser sanadas por meio da formação continuada de professores. Contudo, há necessidade de esses professores (res)significarem a sua prática pedagógica para ensinar as operações básicas utilizando o ábaco como ferramenta didática, com isso o aluno pode compreender os procedimentos operatórios utilizando o algoritmo. É comum escutar relatos de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental referentes às dificuldades que os alunos possuem em cálculos aritméticos simples, como também de metodologias de ensino que proporcionem a aprendizagem em conteúdos da matemática. Portanto, este livro ajudará o leitor a perceber que uma ferramenta didática da antiguidade permite o ensino e a aprendizagem das operações básicas com significado."