Todos os profissionais que trabalham no campo da edu­cação e/ou do tratamento em saúde mental já se encon­traram, em algum momento da sua história pessoal ou profissional, com um impossível que faz barreira à sua ação. Este livro, fruto de estudos, reflexões e pesquisas do GT "Psicanálise, Infância e Educação" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, dedica-se a discutir, sob a ótica da psicanálise, as balizas teóricas e práticas acerca do impossível na educação, no tratamento de crianças e adolescentes e na formação con­tinuada de professores, na perspectiva ética que visa ao su­jeito e seu desejo, por meio de dispositivos educacionais e clínicos do campo da linguagem. Convidamos o leitor a percorrer os capítulos do livro e a re­fletir, junto com os autores, sobre as possibilidades e os im­passes do educar e do tratar a criança e o adolescente, na contemporaneidade, à luz de uma orientação psicanalítica implicada.