O trabalho de auditoria trabalhista constitui um importante instrumento para as empresas se autofiscalizarem e tem como principal objetivo evitar um passivo trabalhista através de ações judiciais, reduzir custos com operações organizacionais e aumentar a produtividade. A partir de uma verificação da verdadeira situação da relação empregatícia, por meio de uma análise rígida e criteriosa na área de Recursos Humanos, a auditoria verifica o cumprimento da legislação trabalhista, suas formas de vínculos existentes e os procedimentos de trabalho adotados pelas empresas. Assim, a auditoria examina as operações trabalhistas, os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores, emite relatórios com as possíveis irregularidades e identifica soluções para a melhoria da situação atual. É uma forma de prevenção e de redução de Custos e Riscos na Área Trabalhista. O trabalho é realizado nos procedimentos internos, face à legislação trabalhista e previdenciária, desde a admissão do empregado até o seu desligamento. Contempla, dentre outros, revisões dos cálculos da folha de pagamento, verificação de horário e jornada de trabalho, concessão de férias, pagamento de 13º salário, cálculos e recolhimentos do FGTS, INSS, do IRRF e das rescisões de contratos de trabalhos. Neste contexto, as consultorias e/ou auditorias trabalhistas desempenham um papel de fundamental importância, identificando ainda, fraudes, procedimentos irregulares e desaconselháveis.