Este livro analisa a utilização dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, do ano de 2000, como instrumento para direcionar as ações no nível das Diretorias de Ensino, visando à melhoria da qualidade do ensino público. A partir da referência à reforma do papel do Estado, à política educacional em São Paulo e à avaliação educacional, mais especificamente à avaliação de sistemas de ensino, detalhamos e aprofundamos a análise sobre o contexto de implantação e as principais características do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, assim como sobre a utilização dos resultados da avaliação de 2000 pelas Diretorias de Ensino. Defendemos a tese de que, embora o SARESP tenha possibilidade de ser um instrumento para direcionar ações e políticas visando construir a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, por estar alicerçado nos testes de rendimento dos alunos, tem sido utilizado muito mais para dar visibilidade a esses resultados por escolas, estabelecendo um ranking que gera a comparação entre elas. Essa política faz parte de um movimento mundial de reformas educativas que buscam qualificar o ensino público com a criação de mecanismos que objetivam a competição entre as escolas. Ao fazer essa opção, essa política deixa de possibilitar que as escolas e as Diretorias de Ensino possam refletir sobre as condições nas quais os rendimentos dos alunos são alcançados e propor iniciativas, ações e alternativas que viabilizem a construção de uma escola pública de qualidade.