Diálogo, Complexidade, Educação e Transformação são eixos estruturantes dessa obra. Partimos do pensar sobre um futuro ético, com o qual temos expectativa e esperança, refletimos sobre o sentido de educar e apresentamos indicadores, princípios e desafios do pensamento complexo. Os capítulos têm em comum discussões que apontam para um fazer educativo diferenciado que busque a superação engessante dos paradigmas estatizantes do fazer docente e a persistência por apontar caminhos possíveis, num momento em que a educação é marcada por imensos desafios de diferentes naturezas. O estudo sobre a complexidade e seus fundamentos nos faz pensar que a necessária transformação da educação está vinculada à transformação do pensamento. Por isso, os autores discutem sobre relações existentes entre pensamento complexo, diferentes perspectivas teóricas, atividade cotidiana de educadores, experiência docente e formação do Ser. Entendemos que a diversidade representada nessas discussões, debate antagonismos existentes entre passado e futuro, próximo e distante, pontual e global, visando ampliar diálogos teóricos em perspectiva epistemológica com vistas à transformação do pensar, do ser e, consequetemente, do agir. Esperamos que os diálogos epistemológicos entre complexidade e educação, de fato, sejam transformadores. Transformadores do Ser que somos e, consequentemente, do nosso processo de desenvolvimento profissional no decorrer dos tempos, que por sua vez transformam seus espaços educativos, que transformam crianças e jovens, que transformam a sociedade, que transformam...