Consumidores idosos, preços justos, produtos “verdes”, livro digital, qualidade em serviços e vários outros temas muito atuais encontram-se neste volume. Ele reúne os nove melhores trabalhos que concorreram ao 17.° Prêmio Excelência em Varejo, promovido pelo Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (PROVAR-FIA). O prêmio é uma iniciativa que vem estimulando a produção científica de estudos ligados ao mercado brasileiro de bens e serviços de consumo há mais de uma década e meia. Os volumes deste projeto pioneiro, com o lançamento de uma edição, por ano, desde 1996, não se limitam a abordar os setores e os formatos varejistas mais tradicionais, como os supermercados. Este décimo sétimo volume da série, por exemplo, apesar de não se esquecer dos setores mais tradicionais do varejo (há um capítulo sobre apreçamento em supermercados), contempla segmentos e formatos menos frequentes nos livros dedicados ao setor, como free shops, venda de cosméticos, comércio de serviços automotivos e serviços de fisioterapia. Além da qualidade dos textos da publicação, a continuidade editorial do projeto contribui para o estabelecimento de uma literatura relevante e original sobre o mercado de consumo e a distribuição no Brasil, bem como espelha a respectiva dinâmica evolutiva do setor. Repleta de casos reais, esta obra auxilia profissionais e empresas varejistas que, na busca pela vantagem competitiva, procuram se atualizar e se aprofundar nos temas mais importantes e mais desafiadores do setor.