Este livro aborda diferentes perspectivas teóricas e temáticas de pesquisa, unidas pela preocupação com a questão social dos vínculos possíveis e desejáveis entre a educação, a cidadania e a exclusão. Dentro dos limites da atuação acadêmica, existem modos de pesquisar, temas de pesquisa e buscas político-epistemológicas que podem contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de inclusão social ou para descobrir, inventar e difundir idéias e práticas de um exercício mais ativo e efetivo da cidadania. Pesquisa em Educação: métodos, temas e linguagens traz à luz a convicção de que textos verbais, imagéticos ou sonoros se interpenetram permanentemente e são indissociáveis uns dos outros, não apenas na vida cotidiana, mas também nos diferentes campos de pesquisa. O objetivo aqui é não só a publicização dos mesmos, mas a vontade de compartilhar essa idéia e as possibilidades que ela abre para novos estudos ou para o aprofundamento da compreensão de fenômenos e práticas estudados há muito com pesquisadores, professores, alunos e tantos quantos se interessem pela pesquisa em educação. Os autores evidenciam a intenção coletiva de contribuir para o desenvolvimento de alternativas educacionais mais cidadãs e menos excludentes, por meio de análises fundamentadas na indissociabilidade entre epistemologia e política. Todos os textos estabelecem diálogos entre os campos da pesquisa em educação e os possíveis papéis que as imagens vêm desempenhando no desenvolvimento dessas pesquisas. Imagens físicas, virtuais ou mentais estão presentes, seja como suportes de aprendizagem, de pesquisa ou de leitura, ou apenas evocadas. Elas estão em perma-nente diálogo com a escrita e, por que não, com os sons que uma e outra suscitam. Muitos são os momentos em que os sons evocados são indispensáveis à compreensão dos textos verbais e imagéticos.