Este livro segue duas linhas distintas: a da Comunicação, que é a profissional e abarca a comunicação externa e interna das organizações, e a que segue os estudos de Língua Portuguesa dos cursos que não de Comunicação. Como os manuais da área recomendam aos profissionais que a comunicação deve ser clara e direta mas silenciam sobre como obter esse tipo de desempenho, este livro ocupa-se do uso da linguagem e entende que a comunicação que se faz com apoio no conhecimento lingüístico alcança objetivamente a eficácia. O presente texto é resultado de pesquisa dos principais temas tratados em sala de aula no que se refere à disciplina Comunicação Empresarial. Ocupando-se de temas diretamente relacionados à Lingüística e à Comunicação, este livro poderá ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Enfatiza, também, o uso tanto da modalidade escrita da língua quanto da modalidade oral. A Parte I focaliza os temas relacionados à Comunicação Empresarial; a Parte II aborda temas relevantes no aprendizado da língua, como coesão, coerência, discurso implícito, procedimentos argumentativos, condições de produção do texto, intertextualidade. A obra está dividida em 13 capítulos, com a seguinte estrutura: objetivos do capítulo; seção de reflexão e discussão composta de questões a que o aluno deve responder; seção sobre o tema da unidade em estudo; um texto para leitura; seção de leitura recomendada e, ao final, um conjunto de exercícios que podem ser feitos oralmente ou por escrito. A prática das propostas apresentadas no texto poderá levar estudiosos e profissionais à consecução de uma comunicação competente.