O trabalho de Daniela Kern, ao nos dar acesso aos textos de Baudelaire e Ruskin, é uma importante contribuição aos estudos de História da Arte e da Cultura ocidental no século XIX, século que constitui e aprofunda as bases da cultura do século XX, os tempos modernos. Ao traduzir e comentar dois dos mais significativos autores de crítica de arte do período, temos pela primeira vez em língua portuguesa uma coletânea de extratos dos textos dos autores sobre pintura de paisagem e sobre a nova paisagem urbana em formação na Paris e na Londres do século XIX. O livro Paisagem Moderna: Baudelaire e Ruskin reúne textos sobre pintura de paisagem e paisagem urbana de dois dos maiores críticos de arte do século XIX, John Ruskin (1819-1900) e Charles Baudelaire (1821-1867), perfeitos contemporâneos. Ainda que nunca tenham mencionado um ao outro em seus escritos, há vários pontos que os unem: a admiração por grandes coloristas (Turner no caso de Ruskin e Delacroix no de Baudelaire), o fato de conceituarem o sublime, a preocupação com o avanço da indústria, o posicionamento crítico com relação à fotografia e o temor diante da destruição do patrimônio arquitetônico medieval levada a cabo pela "haussmanização" das cidades europeias. Os textos que compõem Paisagem Moderna: Baudelaire e Ruskin possibilitam, em suma, uma visão privilegiada das principais análises dos dois grandes críticos acerca daquele que ambos consideravam o gênero artístico mais radicalmente moderno: a paisagem. Daniela Kern é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. É doutora em Letras pela PUCRS e autora de diversos artigos acadêmicos sobre temas das áreas de artes visuais e literatura. É tradutora dos livros A distinção: a crítica social do julgamento, de Pierre Bourdieu, e O mercado da arte, de Raymonde Moulin.