O livro Política Educacional e Instrumentos de Avaliação- Pensando Um Índice de Condições Materiais da Escola, da Profa Gabriela Schneider, ora publicado pela Editora Appris, tem como objetivo discutir a metodologia de criação de um índice de condições materiais e estruturais da escola que tenha potencial para ser um instrumento de avaliação de políticas As condições materiais e estruturais são entendidas nesse trabalho como questões referentes à estrutura física, equipamentos e materiais pedagógicos da escola A garantia da qualidade educacional e, portanto, da efetivação do direito à educação é resultado de um conjunto de fatores entendidos como condições de qualidade, sendo uma destas as materiais e estruturais Nesse sentido, avaliar essas questões é necessário para se garantir padrões mínimos de condições de qualidade nas escolas com vistas a garantir o direito à educação Parte-se do pressuposto que a avaliação de políticas está ancorada em critérios de justiça social, conforme demonstram vários autores, pensados nesse trabalho sob a lógica da igualdade complexa que se baseia na ideia de que são necessários mecanismos próprios para redistribuir a educação A educação escolar é vista como um tempo de formação que não apenas prepara para o futuro, mas que tem importância no presente e que, neste sentido, a garantia de um ambiente adequado é essencial para o desenvolvimento.