Com o presente livro, damos mais um passo na composição de nossos espaços formativos, demarcando não somente a relevância do conhecimento que pretendemos produzir, como também atender a uma diversificação de nossas pautas e espaços de publicação. "Políticas de escolarização no Brasil contemporâneo: uma agenda investigativa" é o modo como intitulamos a presente coletânea, produzida coletivamente no âmbito do grupo de pesquisa que atuamos na Universidade Federal da Fronteira Sul. Para essa obra contamos com a contribuição de importantes pesquisadores brasileiros que tomam como objeto privilegiado de seu trabalho diferentes nuances das políticas de escolarização. Optamos por abordagens teóricas diversificadas, bem como por tematizações de objetos de naturezas distintas acerca dos processos educativos contemporâneos. Dessa forma, privilegiamos articulações entre diferentes nuances das políticas de escolarização, perpassadas por enfoques variados. Educação infantil, educação integral, ciclos de formação, qualidade educacional, práticas de formação inicial de professores, educação infantil e programas destinados ao atendimento da infância, avaliação de políticas, políticas culturais, ensino médio, tecnologias digitais, relações entre Estado e empresariado e história das políticas de escolarização são as questões que examinamos nessa obra coletiva.