Como professor e pesquisador na área de Educação Infantil não tem sido poucas as vezes em que tenho me deparado com diversas circunstâncias em que se constata a instauração de uma discussão polemica em torno da presença masculina na docência com crianças pequenas. Aliás, foi a partir dessas vivências que nasceu o interesse por investigar a presença de homens na educação infantil. Há cerca de dez anos venho me perguntando, refletindo e pesquisando sobre essa temática.Nesta obra, fruto da minha dissertação de mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Vinculado à Linha de Pesquisa: desenvolvimento Linguagem e Educação da Criança, sob a orientação da Professora Dra. Silvia Helena Vieira Cruz, a pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de Educação Infantil de um município da Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo da investigação foi compreender o ingresso e a trajetória de dois homens como professores de Educação Infantil a partir da visão da comunidade escolar. Desse modo, pude ouvir as vozes de crianças, famílias, gestores, professores e professoras sobre a inserção de dois professores na Educação Infantil.