O autor reúne, por sintonia temática, pesquisas realizadas com sua equipe sobre a influência da música na leitura e na escrita, a validação e a discussão de métodos educacionais, o desenvolvimento cognitivo musical, a interdisciplinaridade e a música, a influência da música no ouvinte e o mercado musical, a música como estímulo no processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês; e finalmente, o papel da comunicação dos resultados de pesquisas para a educação musical. Juntamente com Edna Vieira, Adriana Prado, Carina Bertunes, Larissa Santos, Kristiane Costa, Cristiana Souza, Roberta Santos, Viviane Drogomireki, Joana Azevedo, Fábio Sá e Mário Brito, avança com propostas novas de metodologias para a pesquisa em música. Respeitadas as premissas de validade interna e externa, desenvolveu-se estruturas metodológicas de investigação no formato de Pesquisa por Observação, Pesquisa-ação, Modelos Mistos (qualitativo e quantitativo), Modelos Experimentais, Modelos de Análise Textual (a partir de Entrevistas e documentos). Investigaram-se os processos criativos que resultaram de vivências musicais, de preferência. Esta tendência de novas propostas metodológicas cresceu na direção da observação e da pesquisa-ação, uma vez que os processos de vivências e experiências musicais foram planejados com conteúdos de área, observados sistematicamente os seus processos cumulativos e sequenciais, anotados os seus aspectos detectáveis via protocolos (fichas de anotações dos fatos e eventos observados); analisados nos elementos detectados, selecionados e verificados através de suas semelhanças e dissemelhanças.