A Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC) nasceu de um sonho. O sonho de evidenciar potenciais e promover jovens talentos, de reavivar o gosto e o prazer de estudar matemática e, ao mesmo tempo, quantificar tudo isso com vistas ao desenvolvimento acadêmico dos cursos de Matemática e da futura formação de professores que eles encerram. Foi com muita surpresa e alegria que vimos chegar à METODISTA, pais acompanhando seus filhos em um evento de final de semana. Jovens dedicando uma tarde de sábado não ao cinema ou a um passeio no parque; preferiram reservar algumas horas à resolução de exercícios de matemática. Este ambiente familiar e descontraído favoreceu a adesão dos alunos ao evento e levou a um aumento do número de inscritos em progressão geométrica, saltando de 1.200 alunos em 2004 para 3.700 em 2005 e chegando a 6.800 em 2006. Procuramos sempre manter o clima de uma avaliação saudável. Cada estudante foi colocado diante de problemas que estimularam seu raciocínio lógico, sua criatividade e seu gosto pela matemática. Isso revela que, mesmo abstrata e muitas vezes considerada como árida e repetitiva, a Matemática é uma ciência que pode ser bastante agradável e divertida. Esta preocupação foi levada em conta na elaboração das questões e foi reconhecida no depoimento de um aluno que participou do evento em 2004. Para ele, ao se exigir o raciocínio lógico e não a repetição de conteúdos, as diferenças entre alunos da rede pública e privada desapareceram. Diante deste cenário, a Universidade Metodista de São Paulo, comprometida com sua região e com seu papel de formadora de opiniões, preocupa-se com a qualidade do ensino do Grande ABC e destaca-se por estimular o diálogo e as discussões sobre o ensino de Matemática. A realização da Olimpíada de Matemática também teve o objetivo de aproximar ainda mais a METODISTA das escolas e de seus professores e já conquistou espaço no calendário anual do Grande ABC. Esta publicação apresenta um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2004 pela equipe de organização formada pelas professoras Débora de Jesus Bezerra e Vânia Cristina da Silva Rodrigues e pelos professores Luiz Fernando Rodrigues, Márcio Masaki Onodera e Valter Espíndola Thomáz, aqui sintetizado em uma seleção de questões que compuseram as provas aplicadas nas duas primeiras edições da OMABC, bem como a resolução comentada de cada uma delas. Também estão incluídos artigos escritos por esses professores, sobre temas de interesse de todos os que gostam e se interessam por Matemática. Acredito que o belo material aqui reunido possa servir como um valioso mecanismo para nos auxiliar na busca por um ensino de Matemática com muito mais qualidade e - porque não dizer - muito mais gostoso e divertido.