Este livro segue duas linhas distintas: a da Comunicação, que é a profissional, e a outra, que segue os estudos de Língua Portuguesa. Como a maioria dos manuais didáticos na área de Comunicação tem-se ocupado de estudos apenas da língua, seja ele do uso estrito da linguagem, seja ele preocupado com gramatiquices, este livro optou por uma abordagem dupla: a profissional e a linguística. O presente texto é resultado de pesquisa dos principais temas tratados em sala de aula no que se refere à disciplina Comunicação Empresarial dos cursos de Administração. Ocupando-se de temas diretamente relacionados à Linguística e à Comunicação, este livro poderá ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Enfatiza, também, o uso tanto da modalidade escrita da língua quanto da modalidade oral. A Parte I focaliza os temas relacionados à Comunicação Empresarial; a Parte II aborda temas relevantes no aprendizado da língua, como coesão, coerência, discurso implícito, procedimentos argumentativos, condições de produção do texto, intertextualidade. A obra está dividida em 13 capítulos, com a seguinte estrutura: objetivos do capítulo; seção de reflexão e discussão composta de questões a que o aluno deve responder; seção sobre o tema da unidade em estudo; um texto para leitura; seção de leitura recomendada e, ao final, um conjunto de exercícios que podem ser feitos oralmente ou por escrito. É um livro que, se bem utilizado pelo professor e pelo aluno, poderá trazer grandes resultados no estudo da Comunicação Empresarial, capacitando o aluno a um futuro profissional competente. Livro-texto para a disciplina Comunicação Empresarial dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Relações Públicas, Propaganda e Jornalismo. Obra dirigida a todas as pessoas que necessitam utilizar a língua portuguesa no seu trabalho ou atividade, especialmente redatores, secretárias e candidatos aos concursos vestibulares.