A preocupação com a formação (inicial e continuada) de professores é considerada tema recorrente e substancial por todos nós pesquisadores da educação. Repensar elementos que constituem a formação é fundamental principalmente aos professores iniciantes que continuamente precisam de feedback da prática pedagógica que desenvolvem no decorrer da formação inicial. Ao serem inseridos no contexto escolar, passam a ter orientação de um professor já formado que a partir desse momento passa a influenciar tanto a sua formação quanto a formação do futuro professor. Portanto, é inconcebível não refletir ou não fomentar o debater sobre a prática pedagógica do professor. Entendemos que o professor constitui-se no âmbito de suas relações e sua formação está intimamente ligada tanto as teorias aprendidas no decorrer da graduação quanto às práticas desenvolvidas nas instituições de ensino, pois através do (re)pensar que se (re)constroem os conhecimentos necessários a prática docente. Esta obra além de apresentar nossas ideias sobre formação de professores, visa aprofundar os conhecimentos adquiridos tanto no chão das escolas públicas de Educação Básica quanto nas instituições formadoras de professores.