Quando estamos observando fotos, frequentemente a conversa começa - e infelizmente termina - com declarações como "eu gostei". A pergunta que logicamente viria em seguida, "por que?", normalmente não é feita nem respondida. Como fotógrafos, temos dificuldade em falar sobre imagens porque, francamente, não sabemos como pensar nelas. Se não soubermos como pensar sobre uma foto e sua "linguagem visual" - como a imagem é construída, como ela funciona e por que funciona - saberemos comunicar da melhor forma possível, quando estamos por trás da câmera, nossa visão e propósito original? A visão - por mais crucial que seja - não é o objetivo definitivo da fotografia. A expressão é o objetivo. E para nos expressarmos melhor, é necessário aprender e utilizar a gramática e o vocabulário da linguagem visual. FALANDO FOTOGRAFICAMENTE trata do aprendizado da linguagem visual, de modo que possamos explicar melhor por que e como uma fotografia é bem sucedida, tornando-nos fotógrafos mais fortes e capazes de expressar e comunicar melhor nossa visão. Dividindo a linguagem visual em dois componentes principais - "elementos" formando seu vocabulário e "decisões", a gramática - David duChemin transforma um assunto que parece esotérico e complicado em uma discussão acessível e prática que os fotógrafos podem utilizar imediatamente para aprimorar seu ofício. Os elementos são as "palavras" da imagem, aquilo que colocamos dentro do enquadramento - linhas, curvas, luz, cor, contraste. As decisões são as escolhas que fazemos ao reunir aqueles elementos de forma a expressar e comunicar melhor nossa visão - o uso do enquadramento, perspectiva, ponto de vista, equilíbrio, foco e exposição. Todo o conteúdo dentro do enquadramento tem significado e duChemin determina que os fotógrafos precisam escolher estes elementos de forma consciente e deliberada e tomar decisões sobre como o enquadramento será construído e apresentado. Na segunda metade do livro, duChemin aplica esta metodologia em seus próprios trabalhos, explorando a linguagem visual em 20 das suas imagens, discutindo como as escolhas intencionais de elementos e as decisões envolvidas na criação delas contribuíram para o seu sucesso.