Esboço geral das escolas de pensamento dominantes sobre o desenvolvimento cognitivo, com um enfoque especial em Piaget. São apresentadas as suas ideias assim como um leque de respostas críticas e alternativas. Peter Sutherland examina a aplicação destas escolas de pensamento ao ensino das crianças na escola pré-primária, básica e secundária. Cada capítulo inclui um resumo, um questionário, para discussão e auto-avaliação, e o livro finaliza com um glossário de termos. Uma obra destinada à formação de educadores e professores, quer em fase de aprendizagem quer em formação contínua, bem como a técnicos, pais e profissionais preocupados com a educação. PETER SUTHERLAND, psicólogo, lecciona em Formação de Professores, na Universidade de Stirling, na Escócia. Durante dez anos, foi professor do ensino primário e do secundário em várias escolas. Estudioso do desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes, fez pesquisa, também, sobre a formação de valores nos adolescentes, e, mais recentemente, no que se refere às dificuldades enfrentadas por crianças na aprendizagem da Matemática. É membro do Comité da Secção de Educação da Sociedade Britânica de Psicologia.