Este livro tem como proposta contribuir para a formação do professor de educação da infância. Pensar tal formação implica imaginar espaços de refle-xão e de diálogo nos quais os leitores interessados possam, de forma conjunta, desfrutar das condições e dos conhecimentos produzidos no percurso dos ho-mens e das mulheres que construíram esse processo. Essa experiência colabora tanto na ressignificação de teorias como na recondução da análise reflexiva de suas práticas cotidianas. Aqui se revisita a história da in-fância e da educação oficial proposta para a faixa etária até os seis anos, ao longo da constituição da nação brasileira. Foram mapeadas informações relevantes e a profusão de 'imagens cristalizadas' sobre o tema, presentes em teses, dissertações, artigos, capítulos de livros e recortes de jornal, as quais discutem o lugar da criança, da família e da educação. Em todos os capítulos aparece, como marco comum das preocupações, o lugar das crianças não brancas (índias, pardas, mestiças, negras), oriundas dos segmentos sociais excluídos da participação de bens coletivos, como escola e saúde pública crianças pertencentes, em sua maioria, a famílias mais pobres, quase sempre negras, e, portanto, 'sem voz' , e despojadas dos bens culturais produzidos e em produção nos diferentes momentos de organização política, econômica e social.