É com imensa alegria que convido a todos para a leitura de Tecendo laços docentes entre ciência e culturas, obra que foi organizada por Daniele Lima Tavares, Ana Cléa Moreira Ayres, Mariana Lima Vilela e Maria Matos, queridas companheiras de jornada na construção da Regional 2 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Percorrendo as suas partes e capítulos, penso ser possível perceber como temos nos movimentado de modo coletivo desde 2001 ano que realizamos o nosso primeiro encontro regional para eleger temáticas, produzir recortes e dialogar com autores e ideias que vieram produzindo, nos diferentes espaços educativos, o ensino e a pesquisa na área. Também as autorias, mesclando jovens e experientes pesquisadores de diferentes instituições, nos ajudam a compreender tal movimento histórico, indicando-nos a vitalidade do ensino de Ciências e Biologia que, como área de conhecimento, mescla e ressignifica velhas e novas temáticas nos currículos escolares, assim como na formação de professores. É nesse contexto que a noção de cultura foi elencada e pluralizada, dando visibilidade a uma variedade de maneiras por meio das quais vimos enfrentando os desafios de não apenas re-conhecer que a cultura está em tudo a nossa volta, mas de perceber, como nos ensinou Stuart Hall, a centralidade da mesma na produção dos próprios conhecimentos que ensinamos e pesquisamos. Os variados recortes e as inúmeras abordagens aqui apresentadas instigam-nos, portanto, a refletir sobre como as culturas têm invadido o nosso modo de significar os currículos acadêmicos e escolares, assim como as pesquisas sobre eles, dando-nos valiosas pistas de como aquilo que ensinamos e pesquisamos pode ser socialmente relevante nesses tempos tão difíceis.