Criar e editar documentos de textos faz parte do dia a dia profissional e pessoal de milhares de pessoas. Um editor de texto é um aplicativo que serve para digitar e editar qualquer tipo de texto, desde documentos simples até arquivos profissionais, como: cartas, currículos, ofícios, trabalhos escolares e apostilas. O Writer é um editor de texto de licença gratuita da suíte LibreOffice, que inclui ferramentas desde as mais convencionais para a formatação de texto até as mais avançadas. Ele pode ser usado nas plataformas: Windows (XP, Vista, Seven), Linux (32 et 64 bits) e Mac OS-X (processadores Intel e PowerPC). O livro 'Libre Office Writer 3.4 - Liberdade para criar e editar textos' está dividido em capítulos e expõe em uma linguagem objetiva, os principais comandos e funções do software. Entre os tópicos abordados estão procedimentos e requisitos para instalação do programa, criação de atalho para acesso, configuração do tamanho da página, inserção de folha de rosto em um documento, inserção e formatação de texto, aplicação de estilos de texto predefinidos, o uso de marcadores e numeradores, localização e substituição de palavras, o recurso autocompletar, a utilização da correção ortográfica, inserção de tabulação, o uso de hifenização nas palavras, inserção de cabeçalho e rodapé, inserção e edição de tabelas e gráficos, a aplicação de imagens, o uso de capitular, aplicação de borda na página, inserção de fórmulas através do Math (editor de fórmulas), utilização de hiperlink, criação de mala direta, fechamento de arquivo PDF e XPS, entre outros. E ainda traz exemplos que ilustram os textos e um capítulo de exercícios práticos para a fixação dos principais tópicos abordados.