O objetivo deste livro é chamar a atenção para a importância da inserção da criatividade e da inovação na estrutura e na cultura das empresas, para criar um diferencial em relação aos concorrentes. Visa também nota da autora preparar as empresas para a competição por meio da reestruturação do ambiente organizacional e da introdução das capacidades e competências necessárias à implementação da inovação, em função dos desafios surgidos com a emergência de novas tecnologias. Por essa razão, ressalta o papel capital do envolvimento da alta direção da organização na definição de objetivos, estratégias, metas, indicadores e recompensas, assim como de agregadora de recursos para a implementação da inovação, com o intuito de incentivar a criatividade com geração de valor e disseminar a cultura da inovação para a empresa largar em vantagem na competição com os concorrentes. O livro destina-se principalmente aos proprietários e executivos de empresas, aos profissionais que lidam com estratégia, logística, gestão de pessoas, pesquisa, marketing e gerência de processos, produtos, serviços e clientes, que são os responsáveis pela inserção da inovação, a fim de manter a organização no mercado. Diferencia-se de grande parte da bibliografia pesquisada na medida em que enfoca a inovação como fonte de criação de valor, ao abordar o aproveitamento das novas tecnologias e da criatividade dos empregados para a geração de resultados. Foi estruturado em duas partes, a primeira acerca dos novos desafios do mundo atual e a segunda sobre os diferenciais que as empresas devem implementar para enfrentá-los.