Poucos são, ainda, os estudos sobre a música erudita produzida e consumida no Brasil ao longo do oitocentos, período de construção daquilo que passamos a denominar cultura brasileira. Em um país há décadas inebriado por um quase culto do denominado nacional-popular, parece certo que diminuto foi o lugar ocupado no nosso processo de formação cultural por um gênero tomado a partida como restrito à elite e, de algum modo, estranho a uma suposta brasilidade.Música e civilização, de Renato A. Mainente mostra que as coisas não são tão simples como fazem parecer as análises apressadas e, por vezes, anacrônicas. Interrogando a crítica e o teatro produzido encenado no país entre o desembarque de D. João VI, em 1808, e o segundo quartel do século XIX, Mainente apresenta ao leitor uma perspectiva renovada da incipiente, mas importante ópera nacional, uma instituição patriótica e utilíssima (...), uma instituição que abre caminho, e oferece futuro a todos os bons artistas – como escreveu um contemporâneo, Joaquim Manuel de Macedo.