Esta coletânea oferece ao leitor seis ensaios elaborados pelo sociólogo Rudá Ricci, todos dedicados aos temas mais agudos da educação brasileira nas últimas duas décadas: perfil do educador do século 21; um balanço sobre as reformas educacionais que tiveram início nos anos 1990 e que construíram um divisor de águas entre os modelos anglo-saxões e os latinos; os marcos e peculiaridades dos currículos interdisciplinares, muito festejados, mas pouco executados no Brasil; os caminhos e descaminhos da educação popular e o protagonismo juvenil. Alguns destes textos foram encomendados, como o que trata do direito de aprender, publicado pela PREAL (Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe). Outros, foram publicados originalmente como capítulos de livros ou em artigos de revistas especializadas do Brasil e exterior. O capítulo sobre protagonismo juvenil fez parte de um livro dedicado ao Orçamento Participativo Criança, programa aplicado em Recife, São Paulo, Maringá, Lauro de Freitas, Rio das Ostras, Goiânia e tantos outros municípios brasileiros. O leitor tem em suas mãos um aprofundamento de dilemas e impasses da educação brasileira, mas também um panorama histórico – e conceitual – que sugere as desventuras de nossas tentativas que, como tantas políticas públicas nacionais, mesmo tendo sucesso, são extirpadas por governos seguintes, num ciclo eterno de descontinuidades, de políticas de partidos que nunca se configuram em políticas de Estado. O autor aprofunda este panorama com conceitos e teorias nem sempre nítidos para os educadores que executam programas e projetos, programas que se alimentaram de ideários, teorias e pesquisas acolhidas por gestores que raramente são socializados para o grande público.