Este livro, ao tratar de temas relevantes para a gestão das empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil, se constitui numa obra pouco comum no setor elétrico. São mais comuns textos que tratam de questões regulatórias, tarifárias, jurídicas e tributárias, engenharia, questões ambientais, dentre outras. Sua proposta é de contribuir na compreensão, de forma estruturada, de temas importantes para a gestão das distribuidoras. Além disso, o texto propicia algumas análises e sugestões importantes para serem aplicadas na gestão das empresas, como é o caso do modelo conceitual básico de gerenciamento de custos dotado de elementos estratégicos. As distribuidoras de energia elétrica brasileiras, a partir do atual modelo de regulação, de uma maneira geral têm empregado esforços consideráveis para se adequar aos paradigmas de eficiência e qualidade determinados pela ANEEL. Todavia, obter isso não tem sido um processo trivial e rápido. Muitas companhias têm encontrado grandes dificuldades em adequar-se a esse contexto desafiador. Nesse sentido, esta obra pode ser útil ao abordar, de maneira clara e objetiva, pontos importantes da gestão das empresas que impactam diretamente na busca de melhores níveis de desempenho e de resultados. Apesar de não esgotar o assunto e nem tampouco abordar todas as variáveis que influenciam na gestão e no desempenho, este livro pode ser um bom caminho para se obter um maior nível de conhecimento sobre os múltiplos desafios presentes na agenda de dirigentes, gestores e demais profissionais das concessionárias de distribuição. Além disso, seu conteúdo pode ser de grande utilidade para professores, consultores, estudantes e outros interessados no tema da gestão de empresas distribuidoras de energia elétrica.