Teruko Oda, uma das maiores vozes poéticas do haicai brasileiro, nos apresenta o livro Furusato no uta: canção da terra natal, publicado pela Escrituras Editora. O Prof. Dr. Paulo Franchetti (Unicamp), comenta na apresentação da obra que ficou comovido em diversas passagens primeiro, pela beleza pungente de muitos haicais e outros tantos trechos de prosa, que formam com eles um conjunto harmônico, de extrema delicadeza. Depois, por que este livro representa um momento de apogeu no processo de aclimatação do haicai à língua portuguesa e à literatura brasileira, que venho acompanhando há tempos. Segundo Franchetti, foi um trabalho intenso o que Teruko Oda desenvolveu junto com Masuda Goga: estudo da tradição japonesa, catalogação dos fenômenos naturais brasileiros e seu enquadramento em uma ou outra estação, prática sistemática de haicai com as palavras indicativas das estações do ano, oficinas, trabalho com crianças, publicação de antologias e livros individuais, realização de concursos. Anos nos quais se buscou um caminho brasileiro de haicai, que pudesse preservar e difundir aqui o seu sabor específico, uma mistura de adstringência e doçura que faz de cada momento uma celebração da vida e uma contemplação da sua transitoriedade. O haicai poema composto por dezessete sílabas distribuídas em três versos, sem título e sem rima, que canta a transitoriedade, ou seja, um evento particular associado a uma das estações do ano e simbolizado pelo kigo, palavra japonesa traduzida no Brasil como termo de estação --, se apresenta como solução para os amantes da poesia e para os professores comprometidos com o trabalho de educação ambiental.