Há muito tempo, quando eu tinha 5 anos, minha mãe, Professora, por trabalhar fora, me deixava com uma senhora, a Dona Pupu. Era uma senhora gorda, simpática, que cuidava das crianças na Rua Araújo Viana, Saúde, no Rio de Janeiro. A Dona Pupu dava tabuada para as crianças. Usava uma palmatória que era uma mão de madeira com um braço comprido com o qual ela tocava levemente quando a resposta estivesse errada. Éramos 6 alunos. Quando ela dizia: Geraldo, 3 vezes 5? Eu já estendia o braço! Eu não sabiia a resposta. Não sabia de cor. Eu preferia somar 5 com 5, três vezes. E dava 15. E passou o tempo. Até hoje não sei 8 x 7. Tenho que fazer 4 x 7 e depois dobrar. Achava eu, na minha santa ingenuidade, que era mais fácil somar. Preferia raciocinar. Descobri mais tarde que em matemática existem duas saídas. Ou raciocina e sabe de onde vem ou decora. Decorando fica realmente horrível. Fica mais difícil. Assustador. E este é um problema nacional. Muitos anos se passaram: 70. E todos os meus estudo s e aulas foram na base do raciocínio. É o que faço há uma vida. E nesse tempo passo Física e Matemática para os meus alunos. Sem sofrimento: a coisa flui com alegria e felicidade! Este livro apresenta os alicerces da matemática. Começa com 230 teste s de aquecimento mental. Raciocínio aritmético puro. In natura. Depois, capítulo a capítulo, vem a aritmética. Os alicerces da ciência matemática.