PORTUGUÊS: LINGUAGENS – VOLUME ÚNICO   PORTUGUÊS: LINGUAGENS – VOLUME ÚNICO     §         No estudo da literatura, estabelece constantes relações entre a produção literária do passado e a realidade cultural de hoje: o cinema, o teatro, a televisão, as artes plásticas, a música popular, os movimentos alternativos, etc. §         Uma das novidades desta edição é a inclusão de capítulos inteiramente novos de Interpretação de textos, que incorporam as mais recentes discussões sobre leitura e desenvolvimento de competências e habilidades, como “Competência leitora e habilidades de leitura”, “As habilidades avaliadas pelo Enem” e “As situações-problema na prova do Enem”. §         Outra novidade é a inclusão de duas seções novas: Para quem quer mais, que oferece uma antologia suplementar de textos literários, acompanhada de um roteiro de estudo, e Para quem quer mais na Internet, que traz mais textos de autores estudados ou de outros autores do mesmo movimento literário. §         Além dessas novidades, o professor conta com o DVD Literatura e outras linguagens, que, numa linguagem jovem e dinâmica, com entrevistas, declamações e trechos de filmes e músicas, complementa e enriquece as aulas. §         O trabalho com a gramática privilegia os conteúdos essenciais para a leitura e a produção de textos, mas oferece também atividades de revisão de gramática descritiva (morfologia e sintaxe) e trabalha conceitos novos, como variedades linguísticas, discurso, intencionalidade discursiva, intertextualidade, interdiscursividade. §         A produção de texto é organizada a partir da proposta de gêneros do discurso e privilegia os gêneros indispensáveis à formação de um cidadão competente discursivamente; o debate regrado, o texto publicitário, a carta argumentativa, a notícia, a reportagem, o poema, etc. §         Ao final de cada unidade, propõe-se a realização de um projeto, que envolve atividades de pesquisa, representação teatral, declamação, seminários, debates, mostras, estimulando o aluno a se apropriar de práticas sociais concretas de leitura e produção de texto.         Nesta edição, são mantidas e aprofundadas as diretrizes estabelecidas na edição anterior. No trabalho de literatura, por exemplo, são propostos novos estudos de textos literários, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades de leitura. Além disso, é mantida a perspectiva dialógica no trabalho com a literatura, que se abre vários diálogos, seja a leitura comparada entre textos de diferentes épocas, seja entre linguagens diferentes, como a literatura, a música e o cinema.