Esta obra é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores que se dedicaram a sistematizar e analisar as políticas educacionais em desenvolvimento na região Nordeste.O livro está estruturado em três partes. A primeira oferece ao leitor um quadro de reflexão mais amplo, discutindo como tendências sobre políticas educacionais circulam internacionalmente e suscitam processos de transferência, recepção e adaptação em diferentes contextos. A segunda é composta por estudos que fornecem um panorama atualizado da Educação Básica nos nove estados do Nordeste e permite identificar as principais orientações político-pedagógicas relativas à organização do ensino e ao desenvolvimento da educação nas redes públicas daquela região. A terceira parte inclui contribuições analíticas sobre as políticas educacionais em curso no Nordeste, possibilitando pensar as articulações entre o global e o local. O livro é resultado parcial da pesquisa Políticas Públicas para melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, financiada pelo CNPq (Edital 22/2016), que tem como seu projeto piloto a pesquisa A Educação Básica pública nos estados do Nordeste, Brasil: condições de oferta e perspectivas para expansão com qualidade, realizada em uma parceria entre o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e a Fundação Joaquim Nabuco