Há décadas que, em psicologia, debates epistemológicos e querelas ideológicas opõem os campeões da abordagem experimental e objectiva aos defensores da clínica e subjectiva. É sem dúvida isto que explica a ausência, até hoje, de uma história da psicologia que dê tanta importância à psicologia dinâmica quanto à dita "científica". É assim que este livro vem preencher uma lacuna na formação dos estudantes em Ciências Humanas, em geral, e em Psicologia, em particular. Situa claramente as principais etapas, da Antiguidade aos dias de hoje, da história de uma disciplina ainda jovem que conquistou a sua autonomia em finais do século XIX, e analisa-lhe aprofundadamente as correntes teóricas mais características. Tem a originalidade de conceder um lugar importante à Antiguidade greco-romana, cuja influência na tradição do pensamento ocidental foi, até agora, insuficientemente sublinhada no campo da Psicologia. Ferramenta indispensável à formação dos estudantes de Psicologia e de Filosofia, sobretudo a nível do universitário, este livro concerne mais amplamente o conjunto dos estudantes de ciências humanas e os alunos do final do secundário; também interessa aos profissionais da saúde e da educação e a todos quanto são curiosos por saber mais sobre a génese e os desenvolvimentos da evolução das ideias e das mentalidades no Ocidente JEAN-FRANÇOIS BRAUNSTEIN é mestre de conferências de Filosofia na Universidade Paris I e membro do Instituto de História e de Filosofia das Ciências e das Técnicas. ÉVELYNE PEWZNER, psiquiatra no Instituto Paul?Sivadon (Paris) é professora de Psicologia Clínica e Patológica na Universidade da Picardia Jules Verne.