Coordenações de Cursos Superiores - Novas competências e habilidades não é um livro qualquer. Em primeiro lugar, porque, apesar de escrito a quatro mãos - com as duas reflexões nele oferecidas -, ele é fruto de muitas mãos, a de coordenadores e coordenadoras de curso. Se estas não foram autoras diretas, certamente inspiraram os que registram aqui suas idéias. Afinal, o trabalho realizado por estes docentes que ocupam cargos de gestores é o foco principal do trabalho. Quem ler o livro vai poder perceber a importância que a atividade de coordenação de cursos superiores tem no âmbito de faculdades, centros universitários e universidades. Ela, certamente, não se limita à gestão acadêmica, mas envolve papéis como o de liderança do processo de aprendizagem, de articulação do processo formativo do curso, de gestão administrativa e o de integração e fortalecimento da identidade do curso. O desafio está justamente aí: assumir todas essas funções de modo simultâneo e integrado. Passear pelas páginas de Coordenações de Cursos Superiores "Novas competências e habilidades vai permitir também conhecer um pouco da experiência do Fórum dos Coordenadores da Universidade Metodista de São Paulo. Nessa parte do livro, será possível compreender a influência do Fórum como experiência pedagógica formativa sobre os coordenadores de curso e os princípios pedagógicos que dão forma às ações e produções do Fórum, sem falar na contribuição dos coordenadores à projeção do futuro pedagógico da formação profissional em cursos superiores. O segundo motivo que faz do livro algo especial é a contribuição que um dos autores, o professor Davi Ferreira Barros, nos oferece. Enriquecidas pela análise competente da professora e pedagoga Rosalia Aragão, que esteve à frente da Assessoria de Ensino da Universidade Metodista de São Paulo, as lições que o professor Davi apresenta devem ser vistas com toda a atenção, visto que alicerçadas em sua vasta experiência como gestor educacional. Quem o conhece e teve oportunidade de com ele conviver durante os oito anos como diretor-geral do Instituto Metodista de Ensino Superior e reitor da Universidade Metodista de São Paulo vai entender que as orientações que, de modo muito simples, ele traz são fundamentais para todos aqueles e aquelas que têm o papel de coordenadores e coordenadores de cursos superiores. A forma clara e transparente como ele dispõe sobre os conceitos nos quais acredita acerca da tarefa destes gestores educacionais não esconde a importância deles para a vida das instituições de ensino superior. Aliás - vale dizer - a clareza, a transparência e a lucidez do professor Davi, presentes neste livro, constituem exatamente o perfil e o jeito de ser dele. Por tudo isso, ler Coordenações de Cursos Superiores - Novascompetências e habilidades, cuja proposta provém do Seminário de Capacitação de Coordenadores de Curso da Metodista realizado em novembro de 2005, é uma experiência que constitui uma bela inspiração a coordenadores e coordenadoras de curso superior e a todos aqueles e aquelas que também acreditam numa educação de qualidade e transformadora que passa certamente pela dedicação, competência e criatividade dos professores e gestores.