A coletânea organizada por Luzia Batista de Oliveira Silva, Anna Maria Lunardi Padilha e Nildo Viana traz um conjunto de capítulos que efetuam, sob diferentes aspectos, uma avaliação sobre o processo histórico, o modo como o Estado vem conduzindo os interesses das classes dominantes e os resultados das conquistas sociais obtidas nesse percurso. Ao debaterem questões relacionadas á arte, direito, trabalho, linguagem, memória, temporalidades, narrativas, o carater da universidade, formação omnilateral, história e cultura, os autores imprimem um viés interdisciplinar na medida em que fazem emergir os problemas que permeiam a formação dos individuos, direitos sociais, reflexões teóricas sobre as condições de existência. Leitura relevante aos educadores que buscam a prática incessante da reflexão critica, os capítulos esboçados oferecem contribuição á análise do nosso tempo, e convida a estabelecer diálogo sobre os problemas humanos, delineado por referenciais históricos no campo do marxismo e da teoria crítica, pela necessidade de se impulsionar iniciativas que semeiem ideais que tenham como principio a realização do ser humano como objetivo primeiro das relações sociais.