Na reformulação, ampliou-se o uso de boxes e mapas conceituais que organizam es e testemunhos históricos, como mapas, fotografias, depoimentos, objetos, relatos, artigos de jornais e revistas, além de obras de artes e historiadores.Uma nova seção, Você sabia?, apresenta textos e imagens sobre curiosidades e complementos dos conteúdos da História.   Estrutura A coleção valoriza as vivências dos alunos e possibilita que aspectos pessoais, como a família e o meio em que vivem, favoreçam a sua construção de história de vida e o contexto em que estão inseridos. ·         Os livros trabalham transformações e permanências, com dados e atividades que contrapõem o passado e o presente, desde a vida pessoal e familiar do aluno até elementos presentes na sua realidade. Cada livro está organizado em 8 unidades, subdivididas em dois capítulos, adaptando-se facilmente ao plano de aula do professor.O uso de diversos portadores textuais, como matérias de jornais e revistas, textos da literatura infantojuvenil, canções e documentos históricos e pessoais, favorece o trabalho com compreensão leitora e es históricas.A coleção propõe que o ensino de História contribua para formar um sujeito autônomo, crítico e criativo, com a preocupação de problematizar conceitos, desenvolver competências e estimular as atitudes necessárias ao enfrentamento do mundo globalizado.O material de apoio conta com atividades cartonadas e, no caso dos livros de 1º e 2º anos, com adesivos. Esse recurso possibilita maior interatividade dos alunos com as propostas.   Pontos fortes Um dos pontos centrais desta coleção é a preocupação com a diversidade cultural, privilegiando-se a abordagem dos distintos modos de ser, dos costumes e das visões de mundo dos povos que participaram da formação da História do Brasil.Desenvolvem-se temas transversais, visando mostrar atitudes favoráveis à convivência.