Por ocasião dos cinquenta anos dos Cursos de Música e do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013, pareceu oportuno que o grupo de pesquisa NarraMus compusesse um livro. Buscamos propiciar aos leitores que acompanhassem o trajeto dos eventos organizados pelo grupo, os quais procuraram uma aproximação de uma busca extensionista que propicie aos egressos do Curso de Música uma oportunidade de ouvirem e serem ouvidos. Ao mesmo tempo, criamos espaços para que jovens pesquisadores mostrem que suas pesquisas, antes de estarem longínquas da prática pedagógica, se aproximam do ensinar e aprender música por diversos ângulos. O livro está dividido em três partes: Aportes teóricos sobre Educação Musical; Relatos de Experiência; e Pesquisas em Educação Musical. Na primeira parte, apresentamos uma visão do nosso grupo de pesquisa em relação à formação do professor de música e uma discussão sobre questões contemporâneas de Educação Musical. A segunda parte foi dividida em duas: Escola Básica e outros espaços, na qual são apresentados os relatos de experiência dos professores de música recentemente graduados, com a participação de educadores de diversas localidades do interior do Rio Grande do Sul. Na terceira parte trazemos relatos de pesquisa. Dos seis relatos apresentados três foram desenvolvidos junto aos cursos de Música e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Acolhemos outros três relatos de pesquisa de outras instituições da nossa região, bem como de regiões como Rio de Janeiro e Mato Grosso, demonstrando a amplitude da abrangência das nossas discussões sobre metodologias (Auto)Biográfica na pesquisa em Educação Musical.